Nosso Último Verão, de Thais Bergmann, é gostosinho de ler, porém tem relacionamento ioiô

Nossa nota: ⭐⭐⭐⭐

Nosso Último Verão conta a história de Lucy, uma menina introvertida durante o ano letivo que no período das férias se permite ser quem ela quiser. Todo ano, ela e seus pais vão passar as férias na Casa da Lagoa. Porém, agora tudo será diferente. Com a aproximação do resultado do vestibular e o falecimento de um dos seus pais, aquele pode ser o último verão de Lucy no seu lugar preferido.

Compre o livro Nosso Último Verão por R$ 5,99.

O livro percorreu uma crescente muito interessante do início até um pouco depois da metade (tanto que mais da metade da leitura foi realizada em menos de 1 dia). Contudo, próximo aos 60% da obra, Lucy começa a ficar um tanto quanto insuportável, acarretando numa cartada final para o desastre e tornando a história morna e arrastada.

A Lucy é uma personagem sem muito equilíbrio. A sensação é que ela toma decisão errada atrás de decisão errada o tempo todo, e por consequência, as coisas vão virando uma grande bola de neve.

Os personagens secundários, principalmente, o pai e a melhor amiga faltaram com a comunicação de tal forma que deixa um ar de dúvida se o relacionamento cultivado entre eles e Lucy de fato tem uma base sólida como a história diz ter (há controvérsias).

“Eu preciso saber se a gente vai ficar nesse vai e volta. Eu quero estar preparado se você for sumir assim de novo.”

Além disso, o romance em estilo slow burn (quando a atração do casal vai sendo construída aos poucos), no livro, se torna um verdade looping de 1 passo para frente e 3 passos para trás. Ao final do livro fica muito claro que essa era a intenção da autora por conta da construção do personagem masculino, o Arthur (é de querer arrancar os cabelos essa situação). Só que a sensação de “quase” o tempo todo, de parecer que estão avançando e do nada voltarem à estaca zero é maçante. É um corta clima para a história, porque você espera por mais e o leitor acaba recebendo menos.

E, por fim, Thais Bergmann escreve muito bem, tem uma escrita fluída e fácil, que se não fosse pelas decisões da personagem Lucy seria muito mais envolvente.

Por: Bianca Nunes

Ficou interessado? Compre agora Nosso Último Verão com o link do Submundo Literário.


Gostou desse conteúdo? Veja outros posts do Submundo Literário:

O Verão Que Mudou Minha Vida: a adaptação supera a trilogia de livros?

Personagens carismáticos e temas atuais marcam os livros de Pam Gonçalves

8 livros para sair da ressaca literária

Resenha – As Férias da Minha Vida

Resenha – Uma História de Verão

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.