Minha Sombria Vanessa é perturbador e agonizante

AVISO: ESTE LIVRO PODE DESPERTAR GATILHOS DE PEDOFILIA E ABUSO PSICOLÓGICO E FÍSICO

Minha Sombria Vanessa, escrito por Kate Elizabeth Russel e publicado pela Intrínseca, foi muito divulgado por youtubers em seu lançamento e me deixou bastante intrigada porque vi comparações com Lolita, porém com uma pegada mais questionadora, a ideia do livro é mostrar como foi, como está sendo, o que se passava na cabeça da personagem principal que sofreu a violência e como está agora. E eu ainda não sei se me deixou mais nervosa o passado ou o presente.

Minha Sombria Vanessa - Intrinseca - Livrarias Curitiba
Editora Intrínseca

No livro acompanhamos Vanessa, desde o momento em que se muda para uma nova escola aos 15 anos, até os dias atuais, aos 32 anos, em que ainda tenta entender o que aconteceu em sua adolescência e pelo fato de que tudo aquilo gera um desconforto absurdo no seu ser, mas ela não sabe como lidar com a situação e uma parte de si não quer lidar com o ocorrido ou deixá-lo ir. A personagem é completamente presa a sua eu adolescente e ao Sr. Strane, o professor de 42 anos (na época dos fatos) que abusou psicologicamente e fisicamente dela.

Fonte: Amazon

O romance começa a partir de um elogio, supostamente, inocente, Jacob Strane diz que os cabelos de Vanessa são da cor das folhas de bordo. Isso a deixa encucada, porque ninguém tinha feito esse tipo de elogio a ela. A partir desse momento Sr. Strane começa a dar investidas sutis na aluna, para testá-la, conhecer seus limites, entender se ela iria cair na dele ou não. E, claro, pobre Vanessa, em sua cabeça ela estava prestes a viver um grande amor.

“Não vou forçar se você não estiver pronta. […] É você quem está no controle Vanessa. Você decide o que a gente faz. […] Depois de um tempo, ele passa a pedir permissão depois de já ter feito a coisa sobre a qual está perguntando.”

A partir do momento em que a relação dos dois começa, o livro pode passar a ficar insustentável para alguns leitores, porque as atitudes e as falas do Strane enojam e a forma como a Vanessa lida com a situação dá muita vontade de entrar no livro e chacoalhar a versão dela de 32 anos que ainda se recusa a entender o que houve, como isso a afetou e conversar sobre isso com a psicóloga. Tudo porque ela ainda é tão presa ao seu abusador, que ainda se sente no dever de protegê-lo, porque de acordo com ela, foi ela quem o torturou e o fez fazer o que fez.

É um livro complicado porque estamos na cabeça da vítima, estamos vendo como funciona e como a personagem lida com cada situação. Observar a forma como cada frase planejada de seu professor a afeta é agonizante, porque ele fala tudo o que ela quer ouvir, as meninas da sua idade querem se sentir especial e pessoas como Jacob, sabem muito o que fazer e como falar para cativar suas vítimas.

“Sou tomada por uma decepção, como se quisesse ver sua queda, um pensamento cruel que me pega desprevenida.”

Ficamos angustiados com o fato de que ela não percebe que está sendo manipulada, mas ao mesmo tempo o seu corpo dá indicativos de que sua eu de 15 anos não está gostando pelo o que está passando. Ela sente repulsa, medo, angustia, raiva e também amor. Enquanto a sua eu de 32 se recusa, ainda, acreditar que o que ele fez a ela foi ruim, mas, novamente, em determinados momentos, como quando ela descobre que o Strane foi absolvido de um caso de assédio e ela se sente frustrada, sem querer, mas sente.

É um livro 5 estrelas, é o livro 5 estrelas mais cruel que eu já li.

COMPRE O LIVRO MINHA SOMBRIA VANESSA NA AMAZON POR R$ 29,90


Por: Bianca Nunes

2 comentários sobre “Minha Sombria Vanessa é perturbador e agonizante

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.