Resenha – Extraordinário

41l4Kj-A13L._SX346_BO1,204,203,200_

  August Pullman, chamado por todos de Auggie, é um garoto diferente das outras crianças. Ele possui um tipo de distose bucomaxilofacial, causada pela mutação de um autossomo recessivo no gene TCOF1, localizado no cromossomo 5, complicada por uma microssomia hemifacial característica do espectro óculo-arículo-vertebral. Em síntese, esse gene mutante é carregado tanto pelo pai, quanto pela mãe do menino, o que causou em Auggie uma má formação de sua face. Este fato o torna diferente visualmente, mas igual a qualquer criança mentalmente.

   As pessoas do bairro em que Auggie vive reagem de forma bastante preconceituosa com o menino, que enfrenta essa situação em sua primeira vez na escola Beecher Prep, no quinto ano. Sua mãe, Isabel, dava aulas para Auggie em casa, mas decidiu que havia chegado a hora do grande Auggie tomar a decisão de  ir à escola. Não, August não tem qualquer dificuldade de aprendizado como muitos pais dos filhos que estudam na Beecher Prep deduziram. Seu grande medo era que os alunos e os professores não o vissem como qualquer outro menino, só por ter os olhos caídos, quase não possuir orelhas e sua boca não formar um sorriso como o de todos os outros.

Onde comprar: Amazon – R$ 22,89

    O livro, que entrou em 2012 para a lista dos bestsellers do New York Times, mostra a dificuldade que qualquer faixa etária tem de aceitar o que é diferente e como cada um lida com isso. Extraordinário é marcado pelo bullying, mas também pela gentileza e compaixão que as pessoas podem ter. A grande mensagem da obra é que as pessoas devem escolher serem gentis acima de qualquer coisa e que mesmo existindo pessoas ruins na vida do Auggie, nunca faltarão pessoas que são boas com ele. É um livro impossível de conter as lágrimas em diversos momentos, tanto felizes quanto tristes.

   Segundo informações divulgadas pela editora Intrínseca, a autora R. J. Palacio estava certa vez em uma sorveteria com seus 2 filhos quando uma menina com uma grave deformidade facial se aproximou deles e as reações de seus filhos foram: o mais novo chorou muito alto e o mais velho, de 10 anos, pareceu alarmado (este fato lembra muito o Jack e o seu irmão Jamie quando viram August no parque pela primeira vez).

    Constrangida com as reações de ambos, ela tirou os filhos de perto da menina e refletiu muito sobre o sofrimento e a dificuldade que ela e sua família passavam e decidiu escrever um livro que pudesse fazer com que seus filhos raciocinassem o efeito que suas reações poderiam causar à alguém. R. J. Palacio ainda criou uma campanha anti-bullying para ajudar crianças e conscientizar os seus leitores sobre um assunto tão sério e tão frequente, principalmente nos Estados Unidos.

    Extraordinário é divido pela narração de Auggie e de familiares e amigos, intercalando e encaixando fatos que ocorrem ao decorrer da obra. Além do August, o leitor pode conhecer a mente de sua irmã Via; de Summer e Jack Will, amigos de Auggie; Miranda, amiga de Via; e Justin. É possível também entender como eles o veem e lidam com a sua deformidade facial. Quem lê o Extraordinário atenciosamente é capaz de parar e refletir, de mudar e procurar ser cada vez mais gentil no seu dia a dia.

” – As pessoas continuam iguais quando vão para o céu?
– Não sei. Acho que não.
– Então como elas se reconhecem?
– Não sei, querido. – Ela parecia cansada. – Simplesmente sentem. Não precisamos dos olhos para amar, certo? É assim no céu. É só amor. E ninguém se esquece de quem ama. “

6 comentários sobre “Resenha – Extraordinário

  1. […] August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade.. até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Saiba o que achamos do livro na resenha aqui blog! […]

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.